Publicação apresenta propostas práticas para brincadeiras acessíveis e inclusivas

Por Mais Diferenças, 11 mar, 2019

O Caderno Brincar – Volume 2, lançada pela Associação Nova Escola, apresenta as experiências desenvolvidas pelo Projeto Brincar, iniciativa da Fundação Volkswagen, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e concebida e executada desde 2017 pela Mais Diferenças. Esta publicação busca cumprir com um dos compromissos do projeto, que é a sistematização e disseminação das metodologias, práticas e dos saberes desenvolvidos.

 

Ao longo desses dois anos, o Projeto Brincar tem promovido atividades articuladas de assessoria, formação, desenvolvimento e acompanhamento de práticas pedagógicas inclusivas, produção de materiais acessíveis, mobilização e sensibilização das famílias. Tais ações partem da premissa de que o brincar é direito de todas as crianças, com e sem deficiência.

 

Nas unidades educacionais participantes do projeto, educadores e todas as crianças experimentam atividades e brincadeiras que criam novos sentidos para o tempo, o espaço, o movimento, os objetos e os afetos. Nos encontros de formação e de acompanhamento com os educadores, filmes, textos, músicas, literatura e artes visuais indicam caminhos para a articulação entre o currículo e o cotidiano escolar em uma escola para todos.

 

No Caderno Brincar – Volume 2, o leitor encontrará um pouco dessa experiência em artigos, narrativas e histórias contadas pelos protagonistas do fazer escolar. A publicação também traz conversas com Tizuko Morchida Kishimoto, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e com Gabriel de Andrade Junqueira Filho, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

A publicação está disponível para ser baixada gratuitamente no link: http://maisdiferencas.org.br/wp-content/themes/maisdiferencas/downloads//Apostila-Brincar-Volume-2.pdf

 

O que é o Projeto Brincar

 

Mais de 1 mil educadores, gestores e profissionais da Educação da rede pública municipal de São Paulo participam de ações de formação, acompanhamento pedagógico e mobilização da comunidade escolar com o objetivo de fortalecer a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e a implementação da política de educação inclusiva no município. As unidades educacionais contam com assessoria à gestão, formação e acompanhamento, produção de recursos pedagógicos acessíveis e ações de mobilização junto às comunidades. (http://maisdiferencas.org.br/projeto/brincar/)

 

Sobre a Mais Diferenças

 

A Mais Diferenças fundada em 2005 é uma organização que tem como missão construir, articular, promover e implementar práticas e políticas inclusivas em prol da garantia dos direitos humanos, prioritariamente das pessoas com deficiência, sempre em diálogo com diversos setores da sociedade.

http://maisdiferencas.org.br/