Valorização docente: os professores merecem e o Brasil precisa
Recentemente, o norte-americano Eric Hanushek, professor da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, esteve no Brasil para apresentar suas principais ideias sobre a relação entre Educação e economia. Na ocasião, ele falou amplamente da relação entre essas duas grandes áreas e destacou como a performance dos alunos em avaliações de larga escala influenciam no ganho real para a economia das nações, tese reconhecida no mundo todo. Além disso, em todas as falas, o pesquisador ressaltou o quanto a melhoria da Educação é inseparável da boa prática docente e, consequentemente, do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Ou seja, o segredo dos bons sistemas educacionais de países desenvolvidos está em seus professores – em como são atraídos, formados, valorizados e “aperfeiçoados”.
Leia o texto completo no blog.
-
A miopia do modelo segregador de ensino
Por Rodrigo Hübner Mendes - Instituto Rodrigo Mendes, 14 abr, 2012 Não há dúvida de que a construção de uma rede de ensino inclusiva é extremamente desafiadora
-
Em franco crescimento
Por Caetana Rezende, 01 jun, 2012 A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem apresentado um vigoroso crescimento, especialmente no último quinquênio
-
Ensino Fundamental de 9 anos
Por Todos Pela Educação, 09 mar, 2013 Em 2005, dos 191 países sobre os quais a Unesco tinha informação, 131 já contavam com Ensino Fundamental obrigatório de 9 anos ou mais e 147 deles colocavam como idade inicial 6 anos ou menos
-
Os desafios da formação de professores
Por Mozart Neves Ramos - Todos Pela Educação, 01 jun, 2013 "Apenas 2% dos jovens querem seguir a carreira docente, e sobram razões para isso: salários injustos, ausência de planos de carreira, o descaso ou a pouca prioridade dada aos cursos de licenciatura pelas universidades e as difíceis condições de trabalho nas escolas e, muitas vezes, no entorno delas".
-
A valorização dos profissionais da Educação como pilar da qualidade
Por Roberto Leão - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação , 01 jun, 2013 "Uma carreira bem estruturada tem uma virtude principal: permite que o profissional de Educação projete o seu futuro, tenha perspectiva de trabalho e de vida"
-
Educação para o trabalho
Por Mozart Neves Ramos, do Instituto Ayrton Senna, 01 jun, 2013 A solução para essa crise passa não só pela criação de novos empregos, mas também pelo desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho
-
Atender 50% da demanda das crianças de 0 a 3 anos na Educação Infantil
Por Francisco Carbonari (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal), 09 set, 2013 De acordo com estudos internacionais, em 2009 o país ultrapassou os níveis do México e alcançou níveis comparáveis aos encontrados no Chile
-
Acesso e fluxo no Ensino Médio
Por Instituto Unibanco, 09 set, 2013 A situação crítica do Ensino Médio no Brasil tem sido foco de preocupação de governantes e especialistas da área de Educação nas últimas décadas
-
Os desafios da Educação Superior para a próxima década
Por José Fernandes de Lima e Mozart Neves Ramos - CNE, 01 out, 2013 Os desafios para a Educação Superior são expressivos e vão exigir um plano de articulação bem elaborado entre governos e instituições formadoras, para que essas metas possam ser efetivamente alcançadas
-
Panorama da gestão escolar
Por Cenpec , 09 out, 2013 "Estudos e pesquisas apontam a gestão democrática como um dos elementos recorrentes entre as redes que vêm apresentando bons resultados nas avaliações finais".
-
Os limites do termômetro da qualidade
Por Fundação Lemann, 29 out, 2013 Um outro desafio é garantir um acompanhamento mais amplo de competências importantes para que um jovem desenvolva na escola as habilidades necessárias para a construção de seu projeto de vida
-
Continuidade nos Avanços da Educação Inclusiva no Brasil
Por Instituto Rodrigo Mendes, 31 out, 2013 Toda criança tem o direito de acesso à Educação de qualidade na escola regular e de atendimento especializado complementar, de acordo com suas especificidades